Voçorocas: erosão dos solos


Assista o vídeo: "Terras condenadas pela erosão"



Saiba mais sobre voçorocas

O desmatamento e a falta de proteção dos solos arenosos e pobres são as principais causas das voçorocas, que podem ameaçar estradas e cidades, além de inutilizarem vastas áreas para as culturas.
Voçoroca é a forma de erosão do solo em que se conjugam os efeitos da água subterrânea e da água superficial. O fenômeno ocorre com freqüência nos solos onde as queimadas se repetiram por longo tempo, caso em que as propriedades coloidais do solo baixam ao ponto de não mais reter as chuvas e, durante as estações chuvosas, surgirem cursos subterrâneos pelo acúmulo das águas nas profundidades. Também há voçorocas oriundas apenas da erosão superficial. Aparentemente o nome deriva-se do tupi-guarani ib-çoroc, "terra rasgada", "rasgão do solo".
Há casos em que uma voçoroca alcança trinta metros de profundidade e várias centenas de comprimento. No início, pode ser combatida mediante drenagem adequada das águas superficiais. Problema mais complexo é o da voçoroca em fase mais avançada de desenvolvimento, quando, além dos cuidados com a drenagem superficial, faz-se necessário a construção de barreiras ao longo do vale de erosão e a redução simultânea do ângulo do talude dos barrancos. O emprego de plantas de raízes profundas, como o bambu, às vezes traz bons resultados. No Brasil, as áreas de Casa Branca, Itapetininga e Mococa, no estado de São Paulo, são particularmente afetadas pelas voçorocas, que também ocorrem em outras regiões.

Fonte: Biomania

Comentários

Postagens mais visitadas